As Ordens do Amor relacionadas por Bert Hellinger
1ª- Hierarquia - Quem veio antes tem precedência. Nos sistemas familiares é preciso entender que há uma hierarquia e que não se ater a esta hierarquia pode gerar emaranhamentos e trazer desequilíbrios, mesmo que de forma inconsciente. Exemplo: Os Pais são maiores que os filhos.
2ª- Equilíbrio entre o dar e receber - Em todas as relações, seja de trabalho, relacionamento conjugal, amizade, existe uma ordem natural no processo de dar e receber.Esta Lei não há como se aplicar aos Pais, uma vez que os filhos recebem o Milagre da vida dos Pais e a vida não há como pagar. Assim, os filhos tomam dos Pais amor, educação, cuidados, etc.
Nas demais relações, é preciso que o equilíbrio entre o dar e receber esteja presente. Exemplo: Relacionamento de casal em que uma das partes dá muito e a outra recebe, sem retribuir. Podem ocorrer três comportamentos da parte de quem muito recebeu sem retribuir:- Ser grato;- Voltar-se contra quem lhe deu, menosprezando-o para fazê-la sentir inferior;- Trair a pessoa que muito lhe deu ou abandonar a relação.Quem só recebe se sente culpado.
3ª- Lei do Pertencimento - todos no Sistema Familiar tem direito a pertencer. O sistema sempre busca de algum modo incluir quem foi excluído, fazendo um dos membros reproduzir os comportamentos do excluído.
Quando estas Leis são observadas, há harmonia no sistema familiar e a vida flui, beneficiando todos os membr