O que é Codependência? Quais são os tipos?
Codependência é um termo da área de saúde usado para se referir a pessoas fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria dependência física e/ou psicológica de uma substância (como álcool ou drogas ilícitas) ou com um comportamento problemático e destrutivo (como jogo patológico ou um transtorno de personalidade).
Ela geralmente se manifesta por meio de uma baixa autoestima e de falta de confiança em si mesmo. O medo de ser rejeitado ou de ficar sozinho é algo acentuado. Em função disso, a pessoa com codependência emocional tem comportamentos abusivos, sem sequer perceber o que está acontecendo.
Tipos de codependência:
Codependência química: Como você já viu, a codependência química é aquilo do que viemos falando até então. Ela geralmente se apoia no vício de uma pessoa (uma fraqueza) como objeto de obsessão do codependente, fazendo com que ele deixe a própria vida de lado para tentar solucionar a patologia do outro.
Codependência afetiva: Trata-se da dependência em relação a qualquer indivíduo com uma ligação que considerada patológica dentro de um relacionamento. Basicamente, ela parte de uma extrema insegurança, de um medo acentuado de ser abandonado, além da necessidade de agradar a todo custo.
Outro fator agravante nesse caso é que até mesmo os planos e sonhos do codependente não são com base nos seus desejos pessoais, mas na vontade disfuncional de fazer com que o outro se sinta satisfeito e realizado. Portanto, é como se a pessoa anulasse a si mesma em prol de viver a verdade de outro indivíduo.
Codependência familiar: Pode estar vinculada tanto ao dependente químico quanto à codependência afetiva (entre marido e mulher, por exemplo). Nesse caso, no entanto, existe um forte sentimento de culpa ou de responsabilidade pelas decisões e acontecimentos da vida do outro.
É um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de co-dependentes acabam reforçando o comportamento patológico.
Codependente é uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la, e é obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa.
O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente dele emocionalmente, sendo excessivamente permissivo, tolerante e compreensivo com os abusos do outro, mesmo que este seja excessivamente controlador, perfeccionista e autoritário. É comum que o codependente coloque as necessidades do outro, acima de suas próprias. É comum que desenvolvam duplo vínculo.
Como tratar a codependência emocional?
- Conseguir autonomia.
- Aumentar a autoestima.
- Gerenciar melhor os sentimentos.
- Aprender a diminuir o controle.
- Melhorar a autoimagem.
- Diminuir comportamentos auto depreciativos.
- Aprender a lidar com a culpa.
- A psicoterapia, constelações são tratamentos importantes.